Buffy the Vampire Slayer (Buffy, a Caça-Vampiros no Brasil) (1997-2003) é uma série de televisão americana criada por Joss Whedon. Foi criticamente aclamada e mantem um forte estatuto como serie cult.
A série, criada por Joss Whedon, pretendia-se à partida uma representação da vida adolescente com uma figura central feminina altamente activa.
Não se acreditava, no entanto, que as idéias apresentadas por Whedon, incomuns para a televisão americana da época, rendessem melhor do que o desastroso filme já anteriormente realizado sobre o conceito, escrito por Whedon mas realizado por Fran Kuzui, e a série foi concebida sob baixas expectativas de sucesso comercial ou crítico, estreando portanto no midseason de 1997 (em Abril), quando as séries principais estavam em intervalo (a temporada oficial começa em Setembro e vai até Maio), servindo originalmente de substituição temporária, com uma temporada de 12 episódios (ao contrário dos tradicionais 22). A Primeira temporada alcançou já uma média razoável, para um canal acabado de nascer. Cada episódio foi visto, em média, por 4.9 milhões de pessoas.
(...)
Desde sua estréia em 1997, Buffy: A Caça Vampiros tornou-se um dos espetáculos de maior sucesso da televisão. O drama cheio de ação acumulou uma indicação para o Emmy, na categoria Roteiro Notável para a série Drama, para o episódio pioneiro Hush do criador e produtor executivo Joss Whedon, assim como o prêmio Founders da Viewers for Quality Television. Foi também apontado como um dos dez melhores espetáculos da televisão pela Revista Time, TV Guide, USA Today e Entertainment Weekly.
Em termos de influências principais, denotam-se frequentemente entre fãs e críticos elementos como filmes de terror B, filmes de artes marciais e o universo da banda desenhada (nomeadamente Homem-Aranha e Kitty Pryde, dos X-Men, como influências na personagem principal, em particular a segunda, cujos traços de personalidade Whedon reconhece como recorrentes nas suas personagens feminina
(...)
Em termos, precisamente, dos conceitos feministas que os críticos frequentemente analisam e pelos quais a série é bastante discutida, Whedon afirma que a sua ideia básica para todo o programa era precisamente a de pegar na típica "valley girl", tonta, loira, e atraente, no seu papel de vítima recorrente em filmes de terror, e atribuir-lhe um papel activo e poderoso de agressão e de defesa. Por esta inversão de poder, Buffy enquadra-se frequentemente, em ciclos críticos e académicos em particular, na vaga dos 90 de novos símbolos televisivos femininos autoritários.
Para além da possibilitação da exploração da noção básica de feminismo que se atribui à série, os múltiplos demónios que surgem servem também como ferramenta metafórica para a condição social dos adolescentes no liceu/escola secundária, pretendendo os escritores frequentemente explorar temas associados a esta fase da vida através de analogias demoníacas, algo que contribuiu para a distinção da série dos seus pares, e, afirmam os fãs, para a sua identificação com a série e apelo da dita.
"Eu criei a série para provocar essa reação forte, criei 'Buffy' para ser um ícone, uma experiência emocional, para ser amada de um modo que outras séries não conseguiam ser. É sobre a adolescência, a fase mais importante, quando se amadurece e se torna um adulto, e a série mitifica isso de uma forma tão romântica, que basicamente diz: 'Todo mundo que sobreviver à adolescência é um herói'. E isso é bastante pessoal, que as pessoas sintam algo com a série que é tão real. Eu não poderia ser mais pomposo, mas eu tive essa intenção, eu queria que ela fosse um fenômeno cultural. Queria que houvesse bonecas, Barbies com faixas de kung-fu. Eu queria que as pessoas abraçassem a série de uma forma além do normal 'é um ótimo seriado sobre advogados, agora vamos jantar'. Eu queria que as pessoas a tornassem interior, que fantasiassem de estarem na série, que fosse mais do que um seriado de TV. E nós conseguimos isso". (tradução br) - Joss Whedon
P.S - Pouca gnt vai ler mas =-3 eu até resumi
01x14 - The "Vampire" Slayer
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Eu não li...
Li o começinho so...
Mais sei que foi inspiração de outras boas series ^^
ba, tu gosta mesmo desse seriado hem ._. so preguiçosa so vejo seriado que passa na tv u.u osihiodhsiod
alguém comentou como se fose eu -.-
deve ter sido o nando
meu comentario sobre o post
*Plac Plac Plac*
tenho q ver buffy xD
Postar um comentário